Cultura Japonesa foi o tema dos guarda-chuvas deste ano!
Em 2018 o município de Águeda levou os guarda-chuvas coloridos até ao Japão, e foi na cidade de Hiroshima que milhares de visitantes conheceram este projecto e assim fomentaram a curiosidade sobre esta pequena cidade chamada de Águeda. O que muitas pessoas não sabem é que na altura do Agitágueda a cidade enche-se de turistas que, na sua maioria, são japoneses. É neste contexto que se define o tema deste ano: cultura japonesa.
Para além de ser uma das culturas mais ricas do mundo é também uma das mais bonitas, quer a nível visual como de simbologia. Assim, o principal foco são os tsurus (origamis), considerados um dos mais tradicionais da cultura japonesa. Para além dos guarda-chuvas decorados com tsurus pendurados, montou-se também uma instalação feita de tsurus coloridos junto à Capela de São Sebastião.
Esta edição do Agitágueda contou também com as “Bolas Coloridas” em toda a Avenida Dr. Eugénio Ribeiro e a “Chuva Brilhante” com fitas iridescentes na rua Dr. Adolfo Portela, para além da habitual decoração de escadas, bancos e postes.